14 de jan. de 2010

Kimono, uma tradição japonesa

O Kimono vem sido, na longa história japonesa, uma tradição que se difundiu muito, tornando-se o orgulho do Japão.
No Japão atual, as roupas ocidentais se tornaram comuns, e o motivo de o Kimono continuar a ser amado ainda hoje em dia não é somente a sua beleza.

É também porque ele é facilmente associado ao dia-a-dia japonês, e combina muito com a forma de corpo e rosto dos japoneses. Além disso, é sempre compatível ao clima das quatro estações locais.
Pode-se ver o Kimono como moda, mas ao seguir a história e ver suas transições, é possível ver muitos diferentes dos de hoje.

"Kimono", originalmente, significa "vestimenta", porém, devido ao seu significado internacional de "Roupa japonesa", passou a ter tal conotação em japonês.

Furisode

Furisode é o kimono que as jovens solteiras vestem. A manga é longa, por isso tem esse nome, que quer dizer "manga que balança". Atualmente, as mulheres ainda não casadas se vestem para sair formalmente com Tomesode preto ou vermelho, com estampas floridas na barra.

Tomesode

Tomesode é um tipo de roupa japonesa que as mulheres já casadas usam. É a roupa cerimonial mais formal. Equivale ao vestido de casamento ocidental.

Yukata

O Yukata é usado em ocasiões como apreciação de fogos de artifício, festivais religiosos, danças tradicionais (Bon'odori) e em muitas outras atividades no verão.
Como um costume peculiar japonês, há pousadas e hotéis em que são preparados Yukata para serem usados como roupa de dormir pelos clientes.
O modo de vestir é bem mais fácil, se comparado às outras roupas japonesas, e ainda é bem mais barato, então é popular entre os estrangeiros também, sendo visto como uma "vestimenta da nação" fácil de se conseguir comprar. Também é, com certeza, uma tradição que continua a ser amada atualmente pelos japoneses.

Texto: Kyouhei Tsuji
Tradução: Rubens Yusuke

5 Comentários:

Didi disse...

Eu curto demais a cultura japonesa e curto demais as roupas. Belo texto explicando sobre o Kimono. Não sabia muita coisa.

Anônimo disse...

Bonitos os kimonos

八洲商店 disse...

Didi

Sim, cultura é algo fascinante, não? Quanto mais aprendo, mais quero saber!
Na verdade, meu sócio, que escreveu o texto, é de uma família de fabricantes de Kimono. Tinha bastantes coisas ainda pra explicar, mas queremos abranger tudo aos poucos!

八洲商店 disse...

Thiago Danilo

Muito obrigado!! Realmente, aprecio muito Kimono's!

Macaco Pipi disse...

é bem interessante!

Postar um comentário

 

Loja Yashima Design by Insight © 2009