15 de jan. de 2010

O Ano Novo Japonês


Olá, pessoal! Hoje, quero escrever sobre o Ano Novo japonês.

No último dia do ano, 80% dos japoneses come "Soba" (um tipo de macarrão). Desde que eu nasci, não houve uma única vez em que não comi Soba no ano novo.
O Soba é um macarrão bem longo. O significado de os japoneses o comerem no último dia do ano é o fato de desejarem que no próximo ano, e assim por diante, eles possam viver longamente.

No ano novo, eles com certeza comem "Osechi Ryouri". O "Osechi Ryouri", como na foto, é colocado em uma caixa de três camadas.

Na primeira camada estão: Kuromame (um tipo de soja escura), ovas de arenque e outras coisas. O Kuromame possui o significado de que no ano novo todos possam trabalhar devotadamente, e as ovas de arenque significam muitos filhos.

Na segunda camada estão: "Kouhaku no kamaboko", uma pasta de peixes grelhada, "Datemaki", um tipo de rocambole, "Kurikinton", um doce feito de castanhas, "Kobumaki", um enrolado de algas, etc...
O "Kouhaku no kamaboko" é colocado porque simboliza o vermelho e o branco, cores consideradas felizes. "Date", de "Datemaki", quer dizer "grandioso, esplendoroso", portanto sugere uma vida assim. O "Kurikinton", por ser dourado, significa ter uma vida rica. Dizem que o "Kobu", de "Kobumaki", que lembra a palavra "Yorokobu", cujo significado é alegrar-se", é uma comida que traz felicidade.

Na terceira camada, estão contidos "Renkon" (um tipo de nabo) e bardana. Como o Renkon tem buracos, possui o significado de ter uma vida sem enganos, previsível. A bardana, que está sempre fortemente presa à terra, significa viver fortemente.

O Osechi Ryouri, que possui as comidas acima citadas, é certamente comido pelos japoneses no ano novo.

Experimentem comê-lo também, pessoal!


Texto por: Takumi Okamoto
Tradução: Rubens Yusuke

0 Comentários:

Postar um comentário

 

Loja Yashima Design by Insight © 2009