9 de jan. de 2010

O sentimento religioso japonês


Hoje, para variar um pouco, vou fazer uma postagem sobre as religiões do Japão.

No Japão, há muitos deuses. Nas lendas de antigamente (que diziam que eles fizeram o Japão), aparecem muitos deles. Aparecem o deus do vento, o deus do fogo, o deus da água, o deus da lua, o deus do sol e mais uma infinidade. Desde antigamente, os japoneses continuam a acreditar que em cada coisa habita um ser divino.
Há um deus no saquê, outro na cozinha, e até um nos livros. Também se acredita que haja espíritos nas árvores da floresta. Por exemplo, é possível ver em todos os lugares do Japão árvores grandes e robustas amarradas por “Shimenawa”, um selo feito de cordas que passa a idéia de que tal local é sagrado.
Além de tudo, os japoneses aceitam sem resistência os deuses de outros países. Pode-se dizer que este seria o modo de agir deles, que dizem que em tudo há uma divindade.
Por possuírem a qualidade de aceitar os deuses de outras culturas abertamente, também celebram o natal! Com certeza adoram seus próprios deuses também, além de adotarem o budismo, que nasceu na Índia e lhes foi transmitido pela China.
Para pessoas de países monoteístas, é meio estranho tentar entender, mas esse é um sentimento natural que veio a ser transmitido em mais de 2600 anos de história japonesa.
Por isso, em todo esse tempo, nunca houve por lá uma guerra religiosa.

Existem muitas religiões, países, pessoas e formas de pensamento, não é mesmo?

Texto: Takumi Okamoto
Tradução: Rubens Yusuke

14 Comentários:

Anônimo disse...

tem o deus do pinto e o deus da buceta tbm.

A Desbocada disse...

Sempre tive esse curiosidade a respeito da religião japonesa. Pois o budismo lá não é único. Interessante!
Abraços!

Marcus Alencar disse...

Nossa, fiquei maravilhado com essa idéia de que em tudo há uma divindade, sabe, Deus está mesmo em cada lugar e temos que ter total liberdade para tê-lo em nossos corações da forma que nos for mais verdadeiro para acreditar. Sempre interessei por cultura japonesa e esse blog me deixou mais interessado.

八洲商店 disse...

Fabiana

Obrigado pelo comentário!
Realmente, o budismo não é o único lá. Eles possuem a religião oficial do país chamada de Xintoísmo! Na verdade, essa visão de que em tudo há um deus é xintoísta!

八洲商店 disse...

Marcus

Muito obrigado pelo comentário! Realmente é muito interessante essa visão animista de que tudo possui um deus dentro de si! Na verdade, os povos indígenas brasileiros também possuem uma visão parecida, o que eu acho muito legal!
Há também um povo indígena no Japão chamado Aynu, que também demonstra tal forma de pensar em sua vida diária.

八洲商店 disse...

Seuvicio

Olá! Muito obrigado pelo comentário! Realmente ri muito...hahahha! O pior, é que no Japão existem templos onde há uma figura peniana gigante, para a qual as mulheres rezam quando querem ficar grávidas!

Anônimo disse...

Geralmente o povo fica brabo qdo falo a verdade. Mas geralmente eles tbm nem sabem q é verdade.

Tatsu disse...

O Animismo é a forma de pensamento religioso mais encontrado na humanidade. Certas religiões só se firmam em uma região depois de assimilação cultural, mas o animismo sempre foi universal. XD

Eu acho que também posso me classificar como animista, dependendo do ponto de vista. Não creio nem confio em "xamãs" mas vejo quase todas as coisas como tendo um espírito! ^.^

Nanda Oliveira disse...

Amo a cultura Japonesa, acho tudo tão interessante, fantasioso que chega a ser incrível.
Achei o maximo o blog, como já disse adoro o Japão!! |õ|

BEIJOS

八洲商店 disse...

Seuvicio

Realmente, certas coisas são mesmo "diferentes" demais pra se acreditar à primeira vista...hahaha!

八洲商店 disse...

Tatsu

Realmente, o animismo está presente em diversas culturas. Um bom exemplo seriam os povos Aynus! Eles são totalmente animistas!

Eu não posso me classificar assim, pois sou super cético, mas entendo seu pensamento!

八洲商店 disse...

Nanda Oliveira

Muito obrigado pelo comentário! Cultura em geral é muito fascinante, mesmo! É muito bom saber como são os costumes e tradições em outros países!

Luiz Scalercio disse...

nossa eu acho lindo a cultura japonezas
prbns seu blog e bellissimo.

八洲商店 disse...

Luiz Scalercio

Muito obrigado pelo comentário!!
Fico muito feliz de saber que tenha pessoas que gostem da cultura japonesa aqui no Brasil!

Postar um comentário

 

Loja Yashima Design by Insight © 2009